BB: Setorial Siderurgia e Mineração | Novembro 2024
BB: Setorial Siderurgia e Mineração | Novembro 2024
Após a forte valorização no final de setembro em razão dos anúncios de estímulos na China, os papéis do setor tiveram correção em outubro e na primeira semana de novembro, de maneira geral, diante da ausência de novos incentivos relevantes pelas autoridades chinesas e da divulgação do PIB do 3T24 do país, que mostrou desaceleração.
Mineração
Na China, apesar da desaceleração do PIB, o ritmo da produção industrial aumentou e o PMI Industrial alcançou a linha de 50 pontos, a partir da qual há indicação de expectativa de expansão da atividade. No entanto, a produção e do consumo de aço continuaram retraindo e os estoques de minério de ferro seguiram em elevação. Após terem ganhado impulso no final de setembro diante dos anúncios de estímulos pelo governo chinês, os preços de minério de ferro ficaram em torno dos US$ 100/t durante a maior parte do mês de outubro.
No Brasil, as exportações de minério desaceleraram em razão da queda de volume e de preços médios na comparação mensal.
Siderurgia
Os preços de aço nos EUA permaneceram estáveis ao longo do mês de outubro, enquanto na China as cotações se recuperaram ao longo do mês, mas encerraram o mês com queda em relação ao fechamento do mês anterior. No Brasil, a confiança do empresário do setor se fortaleceu ainda mais e alcançou o maior patamar dos últimos três anos.
No Brasil, o IPP da Metalurgia, que representa a variação de preços da atividade, teve incremento de 0,97% m/m em setembro e acumulou alta de 16,61% nos 9 primeiros meses de 2024. Além disso, a confiança do empresário da indústria do aço continuou avançando em outubro (+1,6 ponto m/m) e atingiu 63,8 pontos – o maior patamar desde agosto/2021.
Dados mais recentes da indústria siderúrgica mostram que houve queda na produção de aço bruto, nas vendas internas e no consumo aparente brasileiro na comparação mensal. No comércio exterior, o volume de exportações também retraiu, enquanto as importações registraram novos recordes, tanto em volumes como em representatividade do consumo aparente no Brasil.
Fonte: InvesTalk
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 12/11/2024